quinta-feira, 16 de abril de 2009



ESCUTEIROS TAMBÉM FAZEM CINEMA

No passado dia 21 de Março decorreu mais uma edição do Festival Escutista de Curtas-Metragens – EScurtas – este ano realizado no Auditório Municipal de Barcelos, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e o Festival Internacional de Filmes de Turismo – Art & Tur.
Sob o tema “Geração 2C: A poção mágica para a Terra”, o EScurtas recebeu a Primavera com uma plateia entusiasta, celebrando o escutismo numa perspectiva cinematográfica. Com 12 curtas-metragens amadoras a concurso, esta segunda edição primou pela qualidade, criatividade e espírito escutista. No entanto, apesar de todos os participantes terem saído vencedores pelo empenho e dedicação, a curta-metragem "Metamorfose", realizada pelos caminheiros do agrupamento 418 Vila Verde, venceu a II edição do Festival Escutista de Curtas- Metragens - EScurtas.
O Júri deste festival, composto pelo Doutor Francisco Dias, director do Art&Tur, Ricardo Cunha, director do Curso de Audiovisuais da Oficina/Escola Profissional do Instituto Nuno Álvares, Francisco Felix, representante da Câmara Municipal de Barcelos, Sérgio Afonso, vice-presidente do Cineclube de Joane e Jaime Pereira, ex. Chefe Regional e Representante do CNE, atribuíram o segundo lugar à curta-metragem "Ingredientes Perfeitos" do Agrupamento 1164 Alhandra (Lisboa) e o terceiro lugar à curta-metragem "O Peregrino", do Agrupamento 316 - Sande S. Martinho.
Na cerimónia de Encerramento estiveram presentes a Dra. Joana Garrido, Vereadora da Cultura, Juventude e Turismo, assim como o Chefe Nacional, Carlos Alberto, o Chefe Regional, Ivo Faria, e ainda o Chefe do Núcleo de Barcelos, Luís Gonzaga.
De salientar que este evento teve o apoio do IPJ ao abrigo do programa de apoio juvenil PAJ 2009.

Prémios atribuídos no EScurtas:

1º Classificado - "Metamorfose" - caminheiros do agrupamento 418 Vila Verde (Vila verde)
2º Classificado - "Ingredientes Perfeitos" - Agrupamento 1164 Alhandra (Lisboa)
3º Classificado - "O Peregrino" - agrupamento 316 Sande S. Martinho

Estatuetas douradas EScurtas09 para:

- Melhor actor secundário - o "pai" no filme "Valores básicos" realizado pelo agrup. 561 Macieira de Rates;
- Melhor actor principal - o "Mimo" no filme "Metamorfose" realizado pelos caminheiros do Agrup. 418 - Vila Verde;
- Melhor argumento - filme "O Peregrino" realizado pelo Agrupamento 316 - Sande S. Martinho;
- Melhor realização - filme " O lado B da Vida" Agrupamento 208 – Ferreiros;
- Melhor Filme - "Metamorfose" - Agrupamento 418 - Vila Verde.

Foram também atribuídas menções honrosas a todos os participantes, incluindo o Agrupamento 595 - Arcozelo, Comunidade Calígula Rover 2008, o Agrupamento 1044 - Tabuaças, o Agrupamento 124 - Lousado, Agrupamento 509 - Bastuço S. João, Agrupamento 455- Vermil, Pioneiros do Agrupamento 418 – Vila Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário