segunda-feira, 27 de abril de 2009


D. Nuno Álvares Pereira já é santo

D. Nuno Álvares Pereira é desde a manhã de domingo, dia 26, S. Nuno Álvares Pereira.

O Papa Bento XVI procedeu à canonização do religioso e herói da Batalha de Aljubarrota, numa cerimónia realizada em plena Praça de S. Pedro, no Vaticano.

O momento foi acompanhado por muitos portugueses que se deslocaram até Roma, alguns dos quais de Cernache do Bonjardim, na Sertã, localidade onde o santo nasceu em 1360.

A Agência Ecclesia descreve que depois da apresentação de uma breve biografia dos novos santos, Bento XVI disse: “declaramos e definimos como Santos os Beatos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, Geltrude Comensoli e Caterina Volpicelli, e inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”. Dos cinco santos apenas Nuno de Santa maria é português, sendo os restantes de origem italiana.

D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431) foi beatificado em 1918 por Bento XV. Nos últimos anos a Ordem do Carmo e o Patriarcado de Lisboa retomaram a defesa da causa da canonização. O processo foi reaberto a 13 de Julho de 2003, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa.

A cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus, uma idosa de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo ao ser atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. A cura foi observada por diversos médicos em Portugal e uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que a consideraram miraculosa.

A Agência Ecclesia preparou um dossiê especial com diversos pormenores da canonização e factos sobre a vida de D. Nuno Álvares Pereira, em www.ecclesia.pt/nunodesantamaria

Com Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário